Como limpar do cano da sua arma de ar

Primeiro conheça um pouco do processo de fabricação do cano

Os canos das armas de ar são fabricados, na sua maioria,em aço 1020 ou 1045. Armas olímpicas e de fogo costumam ser fabricadas em material ainda mais duro como o VND, já que precisam ter maior durabilidade para os extensos treinos e provas. Nestes casos esses materiais passam pelo processo de têmpera ou cimentação.

Considero os canos das armas uma jóia da mecânica pois exige-se maquinário de altíssima precisão e profissionais experientes na sua fabricação, o chamado "rifling". Os canos possuem raias que provocam o giro do chumbinho "spin" que melhoram sua tragetória. Seria praticamente impossível ter precisão nos tiros de média e longa distância sem as raias.

A exigência a que são submetidos os canos das armas, devido a passagem do chumbinho acaba causando o "chumbamento do cano", que vai preenchendo as raias do cano com resíduos de chumbo. Não há como dizer precisamente quando isso acontece, sendo assim você deve fazer a limpeza do cano preventivamente e periodicamente. As raias precisam estar bem "vivas" para que na passagem do chumbinho este possa "ler" as raias e entrar no giro.

Talvez você não saiba qual o material ou processo tenha sido usado na fabricação do cano da sua arma, sendo assim seja cauteloso ao fazer a limpeza das raias, evite usar escovas metálicas (cobre ou latão). Prefira os materiais macios como a escova de algodão.

Recomendo passar um pedaço de pano de algodão (patches) cortados em quadrados de 2.5mm. Compre pano de prato a metro e corte em pedaços com essas medidas.

A limpeza

Dobre o patch em 3, molhe com acetona ou benzina e passe-o pelo cano usando um fio de nylon n° 100 . O patch vai sair do outro lado trazendo a sugeira. Repita esse processo trocando o patch todas as vezes até sair limpo. Passe mais uma vez o patch agora com duas ou três gotas de óleo fino caso vá guardar a arma.

Lembre que o óleo deixado no cano com a passagem do último patch vai causar "efeito diesel" nos primeiros tiros, provocando variação na velocidade do chumbinho o que pode alterar a precisão, mas após alguns tiros esse efeito some.

Faça isso todas as vezes que terminar um treino ou prova. Este processo garante a integridade do cano já que não estamos usando materiais que possam causar danos.